19 abril 2013

Dreamcatcher , Filtro de sonhos ou Apanhador de sonhos.


OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI , Adole's :)
"Bom" , vim hoje falar de uma coisa super , hiper , mega daora e adivinhem ...
- APANHADOR DE SONHOS 
   É isso mesmo ai vcs me perguntam: Agora que vcs foram saber dele ? ai eu respondo: SIIIIM
Agora pois eu acho que a maioria das pessoas não sabem o que significa ou mesmo para que servem , eu vou explicar com minhas palavras e pelo que eu entendi.
   Os Apanhadores de sonhos (dream catchers -Ingles) chegaram dos EUA  para o Brasil dos indigenas chamados "OJIBWE ou CHIPPEWA" para este povo aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra , pelo mesmo motivo o Dream Catchers era essencial. 
No Brasil ele ficou conhecido como "FILTRO DOS SONHOS" que na verdade não é uma teia , os Ojibwe aceditava que quando a noite caia e os ares se enchiam de sonhos (bons e ruins) que podiam conter mensagens espirituais para nós . PRESTEM BEM ATENÇÃO NO PRÓXIMO PARAGRAFO
   Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers. 
   A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro. 
   Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem. 
   Agora para os adultos os Dreams são traçados com fibra e não com salgueiros pois são mais resistentes.
   Bom Adole's existem varias lendas dos Dream catchers , mas escolhi apenas duas (por indicação) e quero deixar bem claro que aranhas (ou mulher-aranha) , terra , sol e ar são bem citadas em suas lendas pois simbolizava a vida! 
Lenda 1: Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.
   Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases.Ela dizia: ”Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”.No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:“No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia”
Lenda2: Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você. Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: Aprenda, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente.
Inspirem-se 



7 comentários:

Lara Reis disse...

Oiiee, mil desculpas pelo sumiço também! Ótimo post!
Bisous, afiliada!
pequenomuffin.blogspot.com

Giovanna Santos disse...

Oii, Obrigada pela visita...
ótimo post... Beijoss

Nevando em Nova York

Unknown disse...

Amei o post!! Seu blog é fantástico e o layout maravilhoso!!
Já virei uma seguidora!!! Convido-a a visitar o meu blog e se quiser a deixar um comentário e a virar uma seguidora também!!

Beijos
fashion--and--you.blogspot.pt

Unknown disse...

Amei o post, tem um blog muito bom parabéns.....Te indiquei para responder a uma tag, passa lá no blog e confere
http://blogliittlethings.blogspot.pt/2013/09/selinho-versatile-blogger.html

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Otimo post, adorei!
Espero sua visita: http://livroslov.blogspot.com.br/

Priscilla Castro disse...

Oi Querida, quanto tempo!
Dei uma sumida do blog quando tive meu bebê mas agora estou voltando em um novo endereço e te peço que por favor siga lá tbm, afinal vc já era seguidora no outro blog. Dá uma força no novo, vai!
http://cacommeusbotoesblog.blogspot.com.br/
Desde já te agradeço!!!!
Mil bjos.
Fica com Deus!

Obs: voltem a escrever!!!!!